Segurança de WordPress
O WordPress é seguro ?
A segurança do website deve ser, sem sombra de dúvidas, um dos fatores a se atentar antes da escolha da plataforma de seu negócio online. Existem no mercado diversas opções de plataformas para criação de sites e, uma das mais utilizadas atualmente, é o WordPress. Porém, sempre surge aquela dúvida: o WordPress é mesmo seguro?
Para sanar de vez essa dúvida, a MW Online, especialista em criação de sites em WordPress, vêm tirar a limpo essa questão.
Segurança dos websites em WordPress
Como já dito brevemente acima, o WordPress é utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo, ou seja, é o CMS que você mais vê por aí. Por isso, para fazer com que os administradores de todos esses sites trabalhem com os projetos, é necessário que haja uma equipe de segurança por trás.
E uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: o WordPress conta com a colaboração de milhares de programadores que identificam as possíveis falhas da ferramenta e atualizam os recursos frequentemente. Sendo assim, bugs e ataques são constantemente combatidos e a plataforma é melhorada continuamente.
Além disso, a comunidade de segurança do WordPress tem como política sempre divulgar publicamente assim que um bug é corrigido e a liberação da correção é feita. Ou seja, com todo o investimento feito pela plataforma em segurança, o WordPress é uma opção segura para você hospedar o seu site.
Vantagem do WordPress sobre outras plataformas em relação a segurança
O principal diferencial do WordPress sobre os seus concorrentes é diretamente relacionado com a credibilidade da empresa. Sua equipe de segurança conta com muitos desenvolvedores sempre atentos a qualquer ataque ou bug na plataforma, diferente de alguns outros sistemas que contam com pouca mão de obra e equipes reduzidas o que dificulta o suporte rápido e atualização constante.
Além disso, também é importante ficar atento com as plataformas que seguem vendendo seus pacotes, mas foram descontinuadas ou abandonadas, dessa forma potencializando os riscos à segurança e falta de suporte em momentos de necessidade. O WordPress, por sua vez, está sempre passando por atualizações com o intuito de melhorar cada vez mais a experiência do usuário.
Confira alguns fatores primordiais para manter a segurança que o WordPress tem:
- Ser membro da OWSA, entidade dedicada a segurança de softwares;
- Atualização constante da plataforma, plug-ins e temas;
- Uso de criptografia. Ou seja, a plataforma do WordPress utiliza as criptografias, além de medidas avançadas de segurança para garantir a privacidade de dados dentro dos sites, evitando assim o vazamento de informações pessoais e confidenciais;
- Priorização de conexões seguras com HTTPS (as últimas versões do WordPress facilitam a configuração e redirecionamento para os endereços com certificado TLS)
- Facilidades para adequação a LGPD (existem recursos no WordPress e em diversos plug-ins que auxiliam na conformidade do site em relação às novas leis)
A MW Online, além de auxiliar em todo o processo de criação e adequação do seu site, também auxilia nas boas práticas para manter o seu site seguro.
WordPress e a segurança de dados
A proteção dos dados é uma das principais preocupações de quem tem um site/negócio online. Por isso, a plataforma WordPress faz parte da OWASP ou Open Application Security Project, que como dito antes, é uma entidade reconhecida mundialmente por atuar no fortalecimento da segurança de softwares.
Ademais, o WordPress possui um token chamado Nonces. Esse token é específico para cada usuário e dura certo período de tempo. O WordPress Nonces é instalado no core da plataforma e protege contra diversos tipos de ataques, entre eles o CSRF, Cross-Site Request Forgery ou falsificação de solicitações entre sites. Esse ataque nada mais é que uma interface maliciosa executando uma ação em site confiável como troca de senhas, transferência de dinheiro, entre outros.
WordPress e a Lei Geral de Proteção de Dados
A regulamentação do seu negócio online com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é muito importante. Recentemente, a lei foi promulgada no Brasil e já está em vigor o prazo para que todas as empresas que lidam com dados dos clientes se adaptem. Por conta disso, e também por já ser lei na União Europeia há alguns anos, a plataforma do WordPress está com todas as suas versões de acordo com a legislação, não sendo diferente em nosso país.
Práticas para manter sempre o WordPress saudável e seguro
Existem também algumas práticas que devem ser adotadas por todos os administradores de sites criados na plataforma do WordPress para que aumente ainda mais a segurança e saúde desses sites, como:
- Sempre manter os temas, plugins e o WordPress principal atualizados;
- Selecionar temas e plugins de forma inteligente e extensões de fontes confiáveis;
- Usar senhas fortes para hospedagens, WordPress e SFTP, utilizando a autenticação em dois fatores quando possível;
- Sempre verificar a existência de vírus no computador do administrador;
- Utilize o certificado TLS (HTTPS) para deixar toda a comunicação do site criptografada.
E não para por aí!
A MW Online possui servidor próprio de hospedagem criterioso, dessa forma aumentando ainda mais a segurança de seu site. Com a manutenção mensal da MW Online você também tem todo o suporte do nosso time de segurança para auxiliar nas boas práticas de segurança e realizar as atualizações periódicas em no seu tema, plug-in e site.
Resumindo, deu para perceber que o WordPress é uma plataforma segura e transparente em relação a isso, correto? Além de ser a mais utilizada mundialmente. Entre em contato para fazer um orçamento sem compromisso!