Skip to content
wordpress

Segurança de WordPress

O WordPress é seguro ?

     A segurança do website deve ser, sem sombra de dúvidas, um dos fatores a se atentar antes da escolha da plataforma de seu negócio online. Existem no mercado diversas opções de plataformas para criação de sites e, uma das mais utilizadas atualmente, é o WordPress. Porém, sempre surge aquela dúvida: o WordPress é mesmo seguro?

Para sanar de vez essa dúvida, a MW Online, especialista em criação de sites em WordPress, vêm tirar a limpo essa questão.

Imagem que lembra uma placa mãe, com um cadeado no centro, diversos devices se conectando ao cadeado remetendo: segurança.
Saiba mais sobre o WordPress, seu sistema de segurança e boas práticas para manter seu site seguro.
Imagem com dois computadores e braços de duas pessoas, uma delas aponta para a tela e outra mexe no computador, o qual tem em sua tela códigos.
Sites feitos no WordPress tem algumas vantagens de segurança, confira aqui.

Segurança dos websites em WordPress

Como já dito brevemente acima, o WordPress é utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo, ou seja, é o CMS que você mais vê por aí. Por isso, para fazer com que os administradores de todos esses sites trabalhem com os projetos, é necessário que haja uma equipe de segurança por trás.

E uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: o WordPress conta com a colaboração de milhares de programadores que identificam as possíveis falhas da ferramenta e atualizam os recursos frequentemente. Sendo assim, bugs e ataques são constantemente combatidos e a plataforma é melhorada continuamente.

Além disso, a comunidade de segurança do WordPress tem como política sempre divulgar publicamente assim que um bug é corrigido e a liberação da correção é feita. Ou seja, com todo o investimento feito pela plataforma em segurança, o WordPress é uma opção segura para você hospedar o seu site.

Vantagem do WordPress sobre outras plataformas em relação a segurança

animação com processadores, um computador e o cadeado ao centro arremetendo a segurança. Identidade da imagem predomina o azul, cor do WordPress.
Entenda o motivo do WordPress ser mais seguro que as outras plataformas.

O principal diferencial do WordPress sobre os seus concorrentes é diretamente relacionado com a credibilidade da empresa. Sua equipe de segurança conta com muitos desenvolvedores sempre atentos a qualquer ataque ou bug na plataforma, diferente de alguns outros sistemas que contam com pouca mão de obra e equipes reduzidas o que dificulta o suporte rápido e atualização constante.

Além disso, também é importante ficar atento com as plataformas que seguem vendendo seus pacotes, mas foram descontinuadas ou abandonadas, dessa forma potencializando os riscos à segurança e falta de suporte em momentos de necessidade. O WordPress, por sua vez, está sempre passando por atualizações com o intuito de melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

Confira alguns fatores primordiais para manter a segurança que o WordPress tem:

  • Ser membro da OWSA, entidade dedicada a segurança de softwares;
  • Atualização constante da plataformaplug-ins e temas;
  • Uso de criptografia. Ou seja, a plataforma do WordPress utiliza as criptografias, além de medidas avançadas de segurança para garantir a privacidade de dados dentro dos sites, evitando assim o vazamento de informações pessoais e confidenciais;
  • Priorização de conexões seguras com HTTPS (as últimas versões do WordPress facilitam a configuração e redirecionamento para os endereços com certificado TLS)
  • Facilidades para adequação a LGPD (existem recursos no WordPress e em diversos plug-ins que auxiliam na conformidade do site em relação às novas leis)

A MW Online, além de auxiliar em todo o processo de criação e adequação do seu site, também auxilia nas boas práticas para manter o seu site seguro.

WordPress e a segurança de dados

A proteção dos dados é uma das principais preocupações de quem tem um site/negócio online. Por isso, a plataforma WordPress faz parte da OWASP ou Open Application Security Project, que como dito antes, é uma entidade reconhecida mundialmente por atuar no fortalecimento da segurança de softwares.

Ademais, o WordPress possui um token chamado Nonces. Esse token é específico para cada usuário e dura certo período de tempo. O WordPress Nonces é instalado no core da plataforma e protege contra diversos tipos de ataques, entre eles o CSRF, Cross-Site Request Forgery ou falsificação de solicitações entre sites. Esse ataque nada mais é que uma interface maliciosa executando uma ação em site confiável como troca de senhas, transferência de dinheiro, entre outros.

WordPress e a Lei Geral de Proteção de Dados

A regulamentação do seu negócio online com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é muito importante. Recentemente, a lei foi promulgada no Brasil e já está em vigor o prazo para que todas as empresas que lidam com dados dos clientes se adaptem. Por conta disso, e também por já ser lei na União Europeia há alguns anos, a plataforma do WordPress está com todas as suas versões de acordo com a legislação, não sendo diferente em nosso país.

Práticas para manter sempre o WordPress saudável e seguro

Mãos segurando celular e computador na frente como se fosse a verificação de dois fatores.
Entenda as principais práticas para manter e otimizar a segurança do seu site.

Existem também algumas práticas que devem ser adotadas por todos os administradores de sites criados na plataforma do WordPress para que aumente ainda mais a segurança e saúde desses sites, como:

  • Sempre manter os temas, plugins e o WordPress principal atualizados;
  • Selecionar temas e plugins de forma inteligente e extensões de fontes confiáveis;
  • Usar senhas fortes para hospedagens, WordPress e SFTP, utilizando a autenticação em dois fatores quando possível;
  • Sempre verificar a existência de vírus no computador do administrador;
  • Utilize o certificado TLS (HTTPS) para deixar toda a comunicação do site criptografada.

E não para por aí!

A MW Online possui servidor próprio de hospedagem criterioso, dessa forma aumentando ainda mais a segurança de seu site. Com a manutenção mensal da MW Online você também tem todo o suporte do nosso time de segurança para auxiliar nas boas práticas de segurança e realizar as atualizações periódicas em no seu tema, plug-in e site.

Resumindo, deu para perceber que o WordPress é uma plataforma segura e transparente em relação a isso, correto? Além de ser a mais utilizada mundialmente. Entre em contato para fazer um orçamento sem compromisso!

Open chat