Skip to content
wordpress

Tradução de WordPress

WordPress Multilíngue: Quais as vantagens para o seu site?

imagem ilustrativa com alguns stickers escritos obrigado em várias línguas.
Como a tradução do seu site pode ajudar na melhora da experiência do usuário e no SEO.

Como sabemos, o WordPress é o sistema de gerenciamento de sites, blogs, e-commerce, entre outros tipos de páginas. Mas, qual a vantagem de tornar o meu site multilíngue? O WordPress é a plataforma de criação de sites mais utilizada no mundo. Por isso, tornar o seu site acessível em outros idiomas não é uma má ideia, não é mesmo?

Além de melhorar a experiência do usuário, a tradução do seu site WordPress também ajuda e muito no SEO. Entretanto, várias dúvidas costumam surgir nesse processo.

Por isso, resolvemos falar um pouco sobre as vantagens de traduzir um site WordPress, além de citar alguns plugins utilizados e o porquê de realizar essa tarefa.

Por que traduzir um site em WordPress?

O primeiro ponto é sobre o porquê traduzir o seu tema do WordPress para outra língua. Você deve se perguntar se realmente precisa de um site traduzido e se isso será bom para o seu negócio. Para isso, é muito importante que você tenha uma estratégia e um objetivo traçado de acordo com o seu business e o seu site.

1. Experiência do Usuário

Você quer oferecer uma experiência completa e agradável ao visitante do seu site? Não quer que o seu cliente precise ficar lendo coisas em outra língua, como por exemplo “Show more”, “Show less”, “Continue Reading” em um site em português?

Ou imagina o visitante tendo que traduzir o seu site com o recurso do Google de tradução? Por mais que a ferramenta seja boa, não é a mesma coisa que uma tradução bem feita por um profissional, não é mesmo? 

Uma tradução de qualidade melhora a experiência que o seu navegante terá e, consequentemente, aumentará sua taxa de conversão e tempo no site.

Além disso, ler um conteúdo na língua nativa traz mais credibilidade e confiança ao usuário. Sendo assim, devemos falar a mesma língua que os nossos clientes para evitar mal entendidos e gerando perda em suas vendas.

 

2. Ajuda no SEO

Além da experiência do usuário, a tradução ajuda e muito no SEO, ranqueando organicamente o seu negócio em outros países. E quem não quer o site nas primeiras páginas do google de modo orgânico, não é mesmo?

Por exemplo, você possua um site WordPress que tem a tradução para o inglês. O Google poderá indexar esse idioma adicional em um conteúdo separado, fazendo assim que você tenha mais visualizações nos mecanismos de buscas da plataforma.

Isso é uma maneira de aumentar o tráfego do seu site e ganhar novos clientes e usuários ao redor do mundo, na língua nativa de cada um deles. Incrível, não é mesmo?

O WordPress, diferente de outras plataformas, utiliza o cadastro correto dos conteúdos traduzidos sem depender de traduções automáticas do navegador. Garantindo assim maiores fidelidades ao conteúdo postado.

Porém, devemos ter muito cuidado. Se configurados de maneira incorreta, os idiomas adicionais podem interferir negativamente no SEO. Por isso, é muito importante que você tenha profissionais capacitados ao seu lado, aplicando as técnicas corretas e dando suporte e monitorando o seu site a todo o momento, como é o caso da MW Online.

Como funciona a tradução no WordPress?

imagem ilustrada com um notebook com bandeiras de vários países e um homem trabalhando.
Entenda como funciona a tradução na ferramenta do WordPress e alguns plugins que são utilizados para que isso ocorra da melhor maneira.

A tradução é feita através de plugins que permitem o cadastro dos conteúdos em diversos idiomas, sem limites de nacionalidade. Claro que também existe a possibilidade de fazer as traduções internamente, com um profissional e tradutor.

Esses plugins podem ser utilizados em qualquer versão do site em WordPress. Existem, atualmente, vários que são utilizados para a tradução do conteúdo. Sendo os principais e que mais indicamos: WPML e Loco Translate.

● Loco Translate:

É um plugin que é utilizado por mais de 200 mil pessoas. Ele permite que, dentro do seu próprio navegador, através da Dashboard de seu WordPress, você crie inúmeras traduções. Para as mais diversas línguas! Tudo o que seu tema ou plugin precisa é fornecer um arquivo .PO e o plugin lhe fornecerá toda a interface para a tradução.

● WPML:

O WPML é um plugin premium e completo. Ele permite que os autores escrevam seus conteúdos em diversos idiomas e os traduzem.  Com o WPML você consegue organizar vários idiomas no mesmo domínio, subdomínios ou domínios completamente diferentes.

Além disso, o WPML fornece recursos para gestão de tradução e tradução profissional de conteúdo, sendo compatível com temas, plugins e page builders, sem a necessidade de editar arquivos.

Tradução automática: vale a pena?

Sem sombra de dúvidas, a tradução automática é mais rápida, prática e econômica. Entretanto, esse método poderá atrapalhar no desempenho do seu site e afastar os visitantes, influenciando negativamente no tráfego.

Os buscadores do Google não irão ter um site com conteúdo relevante para ser indexado nas páginas de busca e só irá aparecer no exterior caso a pesquisa seja solicitada em sites estrangeiros.

Além disso, a tradução automática poderá implicar em um site menos profissional para os visitantes, pois as traduções poderão ficar muito ao pé da letra e também sem sentido em algumas frases, atrapalhando a experiência do usuário. 

Como a MW Online pode te ajudar?

Homem trabalhando com vários devices como computador, celular e laptop.
A MW Online é especialista em criação e melhoramento de sites em WordPress e podemos ajudar na tradução de websites.

A MW Online é especialista em criação e melhoria de sites na plataforma WordPress. No tocante a tradução, podemos configurar para qualquer idioma, desde que os conteúdos sejam fornecidos, ou que o cliente faça a inclusão das traduções posteriormente. As traduções dos temas são 100% confiáveis, pois não utilizamos a tradução automática.

Em suma, a tradução dos sites do WordPress para a língua nativa ajuda a melhorar a experiência do visitante e o ranqueamento orgânico no Google. Causando uma ótima impressão ao usuário enquanto ele navega na sua página e trazendo ainda mais visitantes a sua página, de qualquer canto do mundo.

A sua página é a sua apresentação online para os visitantes e é muito importante que ela esteja bem traduzida!

Por isso, nada melhor que ter ao seu lado especialistas em criação de sites em WordPress. A MW Online é capacitada para auxiliar nas traduções no WordPress, além de desenvolver projetos e realizar melhorias em websites na plataforma. Tudo realizado com acompanhamento próximo e atendimento rápido e personalizado para sanar possíveis dúvidas ou resolver algum problema. Com a MW Online, o seu site estará sempre seguro e online.

Caso queira conhecer mais sobre os serviços da MW Online e o que podemos fazer pelo seu business, clique nos títulos abaixo.

Open chat