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Retrobel
O Retrobel surgiu em 2017 como um Instagram de inspirações para decoração com foco em trazer as referências que estavam em alta no momento nos estilos Boho, Bohemian e Naturalista.
Em 2019, o que era apenas uma seleção de inspirações se materializou em uma loja de decoração e, com o passar do tempo e com o contato direto com os grupos de artesãos, veio o entendimento sobre a importância de preservar e valorizar o artesanato e arte popular brasileira.
Estes estilos sempre estiveram presentes nas referências, assim como a vontade de trazer para a realidade brasileira as inspirações que eram postadas.
O Capim dos Pampas foi a porta de entrada para o surgimento e crescimento do negócio. Conhecido mundialmente, o capim dos pampas chegou ao país pelas mãos do Retrobel de forma pioneira e, atualmente, a loja ainda possui o maior catálogo de modelos de Capim dos Pampas do Brasil.
“É uma pluma totalmente ligada a nossa história de buscar referência e postar no Instagram. O capim dos pampas, que já eram tendência em todo o mundo, estavam rolando muito no Pinterest, nas referências nos Instagram de perfis de decoração que eram de fora e, assim, trouxemos pra cá. A loja começou com o primeiro produto sendo o capim dos pampas”.
Atualmente, o Retrobel trabalha com produtos exclusivamente brasileiros e artesanais, uma escolha feita no começo da empresa e que se mantém até hoje como seu principal pilar.